SOBRE MULHERES, ESTRELAS, E ESPIRITUALIDADE
Eu fico imaginando um universo paralelo em que a jornada do herói não seja calcada em figuras masculinas, como Hércules, homem de ao, homem de ferro, etc.
Claro que existem heroínas nos mitos e lendas, quadrinhos, e cinema, mas quem mais se sobressai é o arquétipo masculino.
Estou quase parafraseando John lenon na música “imagine”, querendo cometer a ousadia de imaginar um mundo com uma espiritualidade baseada em uma figura feminina, pois já pensou se Deus tivesse enviado uma filha ao invés de um filho homem?
Teria sido diferente a história da civilização ocidental? Por que em uma sociedade patriarcal a mensagem de um evangelho anunciada por uma mulher não iria chegar muito longe, iria ser engolido pela história, passando a margem da versão oficial, aliás o que deve ter acontecido com muitos evangelhos ditos apócrifos.
Por isso temo tanta dificuldade em lhe dar com o tema, quando surge a mais leve insinuação na literatura ou em outro meio de que o fundador do cristianismo foi casado, imediatamente os setores mais conservadores da sociedade ameaçam pegar em armas para defenderem seus dogmas, como se o amor de uma boa mulher fosse uma influência nefasta para o filho de deus, sem perceber que entram em contradição ao tentarem coibir essa forma de pensamento e se julgarem defensores da instituição familiar.
E muitos que usam os púlpitos para pregações teológicas arcaicas, esquecem aquele versículo do gênesis que afirma que houve um tempo no qual o homem deixava a casa de seus pais para se unir z sua mulher, ou seja não era a mulher que tinha de abandonar a casa paterna, seus valores e seus sonhos, para desempenhar o papel de mãe e de esposa, era justamente o contrário, o homem é que renunciava a tudo isso para ser aceito por uma mulher.
Isso só prova que os antigos eram muito mais sábios que nos por botar a figura feminina como protagonista no centro da sociedade, mais com o passar do tempo esse tipo de comportamento foi relegado ao esquecimento e se perdeu nas trevas de um passado muito remoto.
O tempo também relegou ao esquecimento a filosofia feminina, um saber essencial da raça humana, pois quantas autoras dessa área não ignoradas pelas cátedras acadêmicas? bastar citar a título de exemplo a filosofa Hypatia, sinônimo de beleza e sabedoria, que além de ter seus pensamentos ignorados hoje em dia, precisou ser silenciada em sua época na forma de um assassinato cruel com requintes de crueldade por um bispo chamado Cirilo e seus partidários. Simone de Beauvoir, figura central no existencialismo, e tantas outras que ficam a margem do pensamento acadêmico, da política e da sociedade como um todo.
Mesmo assim isso ainda prova a força do pensamento feminino, um dom capaz de analisar o mundo ao seu redor, mas sempre pensando alto, pois como o filme ESTRELAS ALEM DO TEMPO está ai para provar, foi uma mulher que fez o homem pisar na lua, provando por A mais B que a mulher tem a capacidade de botar o homem no céu ou no inferno se ela assim o desejar, por isso em vias da dúvida é melhor nos homens nos rendermos ao segundo sexo  que nunca foi frágil, foram os homens que o  rotularam assim, e cá entre nós, se um ser tão bonito, inteligente e especial é capaz de me levar até as estrelas, por que eu vou querer ser o rei de tudo aqui embaixo ?
Só mesmo a mulher pra ter a capacidade de ser dona de um pequeno mundo chamado casa, e ao mesmo tempo levar a humanidade a da seu primeiro passo entre as estrelas, enquanto o homem não consegue nem fazer um almoço decente e tirar a toalha do banheiro quando sai do banho, entre um milhão de outras coisas, pobre de nós, ainda temos muito o que aprender, e professora bonita é que não falta para nos ensinar.
8 de março. DIA INTERNACIONAL DA MULHER.PODERIA MUITO BEM SER O DIA UNIVERSAL, POIS ELAS VÃO ACABAR CONQUISTANDO O COSMOS INTEIRO.

AUTOR: FRANCISCO ISAIAS

Comentários

Postagens mais visitadas