ENTRE FAZENDAS E CONDOMINIOS

 

Partindo da minha realidade e do contexto histórico da cidade de altos, fico pensando na condição humana e na extratificação social que não deixou de existir nos feudos sociais que chamamos de fazendasem torno da quais o piaui se desenvolveu ou através delas pra ser mais preciso incluindo assim a cidade de Altos no processo.

É como se a republica da casa grande e senzala nunca tivesse deixado de existir apenas está disfarçada com outros nomes.

Vemos em nossa cidade a especulação imobiliária do capitalismo avançar sobre edifícios históricos da cidade e monumentos religiosos como o locação de devoção das almas do desastre, ate mesmo a fazenda boritizinho esta sendo cercada pelo progresso, pelas novas fazendas do sec 21: os condomínios, nas quais afastadas vários quilômetros dos outros bairros da cidade e das vias federais de circulação de veículos, transmitem a ideias de um mundo a parte, totalmente elitizado.

O Dr Sampaio ao fazer da fazenda buritizinho objeto de suas reflexões analisa as profundas interações e mutações doespaço geográfico e social e como eles acontecem na linha do tempo de um piaui imperial e escravocrata e ao mesmo tempo convivendo com leis abolicionistas, interação essa que gerou uma fazenda simbólica e peculiar no espaço geográfico da cidade de altos e também no imaginários dos seus cidadãos.

É muito importante a sua constatação da ausência de capela no terreno da fazenda e como mesmo assim essa fazenda se transformou ela mesma em um símbolo transcendente dentro do imaginário do altoense, e como sua edificação com suas paredes e colunas imponentes passaram a ser quase veneradas como um edifício religioso de origem católica capaz de afetar o mundo físico e espiritual  no local, no qual a fazenda esta fincada, tanto no espaço-tempo da nossa cidade, como no nosso inconsciente coletivo.

Além do referido autor citado acima que escreveu um artigo sobre a fazenda citada, pretendo amparar meu texto sobre um vídeo publicado no yutube de autoria do historiador Francisco izael quando ele também aborda a fazenda buritizinho e sua influnecia cultrual pra cidade de altos, além de outras informações relevantes ele aborda a correlação que exite entre a fazenda buritizinho e sua influencia ate na criação de palavras que foram derivadas de outras, datadas da época de um piaui escravocrata, contexto no qual a cidade de Altos também estava inserida.

Um exemplo claro disso seria a palavra TRANQUEIRA, derivada da palavra tronqueira, fazendo alusão aos escravos que fugiam da fazenda buritizinho e quando capturados eram amarrados nos troncos das arvores pare serem torturados, daí se originaria a correlação entre as palavras:tronco- tronqueira- tranqueira, isso mostraria nossa herança escravocrata até mesmo na linguagem e na gramatica.

Outra palavra datada desse período e que originou o nome de outro bairro, o bairro CARRASCO, faz alusão ao capataz, ao carrasco que era aquele que torturava os escravos quando eles eram atados na tronqueira.

Sera que por isso é notada a a usencia de alguns objetos de tortura na fazenda, estavam inaugurando uma nova forma de tortura ?

 

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