ENTRE FAZENDAS E CONDOMINIOS
Partindo da minha realidade e do contexto histórico da
cidade de altos, fico pensando na condição humana e na extratificação social
que não deixou de existir nos feudos sociais que chamamos de fazendasem torno
da quais o piaui se desenvolveu ou através delas pra ser mais preciso incluindo
assim a cidade de Altos no processo.
É como se a republica da casa grande e senzala nunca tivesse
deixado de existir apenas está disfarçada com outros nomes.
Vemos em nossa cidade a especulação imobiliária do
capitalismo avançar sobre edifícios históricos da cidade e monumentos
religiosos como o locação de devoção das almas do desastre, ate mesmo a fazenda
boritizinho esta sendo cercada pelo progresso, pelas novas fazendas do sec 21:
os condomínios, nas quais afastadas vários quilômetros dos outros bairros da
cidade e das vias federais de circulação de veículos, transmitem a ideias de um
mundo a parte, totalmente elitizado.
O Dr Sampaio ao fazer da fazenda buritizinho objeto de
suas reflexões analisa as profundas interações e mutações doespaço geográfico e
social e como eles acontecem na linha do tempo de um piaui imperial e
escravocrata e ao mesmo tempo convivendo com leis abolicionistas, interação
essa que gerou uma fazenda simbólica e peculiar no espaço geográfico da cidade
de altos e também no imaginários dos seus cidadãos.
É muito importante a sua constatação da ausência de
capela no terreno da fazenda e como mesmo assim essa fazenda se transformou ela
mesma em um símbolo transcendente dentro do imaginário do altoense, e como sua
edificação com suas paredes e colunas imponentes passaram a ser quase veneradas
como um edifício religioso de origem católica capaz de afetar o mundo físico e
espiritual no local, no qual a fazenda
esta fincada, tanto no espaço-tempo da nossa cidade, como no nosso inconsciente
coletivo.
Além do referido autor citado acima que escreveu um
artigo sobre a fazenda citada, pretendo amparar meu texto sobre um vídeo
publicado no yutube de autoria do historiador Francisco izael quando ele também
aborda a fazenda buritizinho e sua influnecia cultrual pra cidade de altos,
além de outras informações relevantes ele aborda a correlação que exite entre a
fazenda buritizinho e sua influencia ate na criação de palavras que foram
derivadas de outras, datadas da época de um piaui escravocrata, contexto no
qual a cidade de Altos também estava inserida.
Um exemplo claro disso seria a palavra TRANQUEIRA,
derivada da palavra tronqueira, fazendo alusão aos escravos que fugiam da
fazenda buritizinho e quando capturados eram amarrados nos troncos das arvores
pare serem torturados, daí se originaria a correlação entre as palavras:tronco-
tronqueira- tranqueira, isso mostraria nossa herança escravocrata até mesmo na
linguagem e na gramatica.
Outra palavra datada desse período e que originou o
nome de outro bairro, o bairro CARRASCO, faz alusão ao capataz, ao carrasco que
era aquele que torturava os escravos quando eles eram atados na tronqueira.
Sera que por isso é notada a a usencia de alguns
objetos de tortura na fazenda, estavam inaugurando uma nova forma de tortura ?
Comentários
Postar um comentário