CARTA ABERTA DE UM PROFESSOR.

 

CARTA ABERTA DE UM PROFESSOR

 

Saudações profissionais da educação da rede publica de Teresina, eu sou professor que nem vocês e quero compartilhar o pouco que sei em prol da nossa luta, portanto apesar das inúmeras razões que já temos para continuarmos na greve, se alguém perguntar uma vez mais porque você continua no movimento diga que você e sua classe, nós, estamos praticando a DESOBEDIENCIA CIVIL.

Mas Esnow, o que é isso? E o quem tem haver com essa greve histórica dos professores do município de Teresina, capital do Piauí que já foi considera a melhor do Brasil?

Em síntese, a desobediência civil, criado pelo ativista político e escritor Henry David Thoreau e usada ao máximo por grandes expoentes e líderes espirituais como Mahatma Gandhi e Martin Luther King postula que quando uma lei criada por governantes é injusta, a população tem o dever moral de desobedecer, e que fique bem claro, isso não é um incentivo ao vandalismo e depredação do patrimônio público, pelo contrário , essa pratica está intimamente ligada a resistência pacifica, passeatas, palavras de ordem, gritos de guerra e greves, pois essas são as únicas armas que empunhamos.

Em face do exposto acima, recomendo que fiquemos felizes pois nos estamos não só a 107 dias de greve, essa greve são também 107 dias de DESOBEDIENCIA CIVIL! Com isso estamos prestando homenagens aos grandes grevistas históricos que viveram e que foram as ruas por grandes causas humanitárias!

Pegando alguns exemplos como inspiração podemos afirmar que se Gandhi conseguiu liderar o processo de independência da índia contra o imperialismo britânico através do uso da desobediência civil e resistência pacifica, quando o normal era as colônias travarem guerras sangrentas de independência contra os dominadores quanto mais nos que estamos lutando por nosso reajuste salarial, isso nos anima e nos da a certeza que se outros deflagaram greves e chegaram a tão grandes conquistas nós também vamos conseguir.

O ativista Martin Luther king, só pra pegar um exemplo clássico, entre tantos outros usou a desobediência civil pra lidera um boicote contra a segregação racial nos estados unidos e liderou movimentos de trabalhadores negros para não usarem o transporte publico que discriminavam os negros em detrimento dos brancos.

No caso de Teresina a greve precisa explodir cada vez mais até que a desobediência civil contamine todos os setores, no transporte, saúde e educação, pais e mães de alunos, famílias, todos, todas e todis,e etc, pois nós que fazemos parte dessas categorias estamos sendo atingidos de forma violenta por leis injustas  e urge de cada um de nós o ato da desobediência civil, pois são leis injustas que exploram o trabalhador, favorecendo os patrões e comprometendo a imagem das instituições judiciais haja vista que não cumprem por sua vez as determinações legais quando são intimados a prestarem contas de seus atos em relação ao erário público.

Esse texto é elaborado a partir do contexto de luta sindical do município de Teresina, mas não podemos esquecer que nossa greve serve de exemplo para outros sindicatos de outras realidades, cidades e estados e que fique bem claro que o fora da lei é o prefeito ao elaborar uma lei injusta sobre os salários dos professores, portando é urgente nosso ato de desobediência, pois como disse nossa base, se abrirmos mão agora nuca mais vamos conquistar de maneira independente um salário digno de nos profissão e de nossa garra.

Nós desobedecemos a leis quando elas são injustas, os governantes desobedecem às leis porque são corruptos. LINEAR JÁ!

 

 

 

PROFESSOR FRANCISCO ISAÍAS

SEGUNDO PERIODO

CMEI TIO ALESSANDRO

Comentários

Postagens mais visitadas