BALADA DE CÃO RAIVOSO




BALADA DO CÃO RAIVOSO

A balada do cão raivoso, brinquedo de plástico no munturo da casa , pe de mugulo papai atira e mata recongo, deois jogar trinagulo com meu irmão e acerta  o pe dele , ssaaiu sangue e peguei uma pisa.
Tomar café ccom minha combi de brinquedo meu tio que me deu. Meu irmão chora derruba biscoito queria ir pra rua com minha mãe.
Minhaa mãe chora meu pai foi tomar cachaça. Depois assiti filme desejo de matar eu fingir que dormi depois fui. Lâmpadas pela primeira vez ao invess da lamparina.
Fui jogar peteca e gaanhei uma quebrada, um minino passa com uma carga de carvão em um jumento e joga meu premio que rinvindica uma peteca quebrada da cor aassum um pequeno planetaa reduzido aos cacos e sem atmosfera.
Quando eu apanhava ficava na sombra da casa, esperando aavergonha passar minha mãe diz que uma vez que papai bebeu eu também fiquei ali esperando ou assistindo ele vomitar.
Fazer forno com areia molhada usando o pé. Beber agua na boca do pote ate vomitar, ficar deitado no chão depois que meu irmão me derrubou.
Eu soube que o sangrador do açude não suportou o inverno e a parede se rompeu por completo levando casas, pontilh.ao e pessoas.
Morto aatreição um amigo do meu pai chaga do salu enquanto vinha do cabaré pela parede do açude, dizem que foi o bizomá será que foi mesmo, ? o papai dizia qquee ele era uma menino brincalhãio brincando de careta de noite perto da festa dee reis com u candeeiro na mão, junto com outras crianças do bairro, no dia dos matin~es.
Papai me contou isso carregando uma espingarda pela boca do cano, uma bate bucha poderosa, depois tomou umc arteirão de cachaçaça e cortou o próprio pulso fazendo um pífano com um pedaço de cano ppaara o velho gregorio ppara ele tocar nos festejos de são jose dos altos.
Pappai escapou de uma boca uma vez voltava pra casa de uma festa naa rua elee não sabia mas teve uma briga no cabaré da cidade, e debaixo de uma arvore ensobreada pela luz daa luaa dois vultos surgiam eu vou te matar filhio de raapariga o malesmento puxou o facão e tentou partir o papai no meio pensando que fosse seu desafeto acabou acertanto a própria perna do companheiro embriagado dele e eletambem tava alto, so depois reconheceu o papai e pediu desculpa os três foram pro hospital por caudsa do ferimento do companheiro.
Quando noss primeira televisão chegou quebraram o canal dee mudar os canais foi u vizinho depois so dava pra mudar os canais com um alicate, eu mudava esscondido levantava no ecuro sem acender alampada so pra assisti aband. A primeira antena foi uma lâmpada fluorescente queimada que explodiu e qqueimou.. foi umc rrente que fez um serviço..
Quando amanhecia o dia eu levantei pra olhar o molhado da xhuva perto do poço e próximo abiqueira da csa, eu sempre encontrava os preservativos que papai usava mais eu nem sabia o que era ainda bem eu nunca quis tocar naquik que nem um menino do meu bairro fez uma vez pensando que era balão que tinha encontrado no lixão. Valdinar era o nome dele nunca cresceu ficou batore maconheiro so de ruim um mala perigoso e agressivo eu tinha medo dele, talvez ainda tenha,.
A porta de cozinha da minha casa sempre foi um portal para um eino magico debaixo dos pes de caju, manga goiba e caco dce vidro, caçadas de baladeira e trovão, pes de magguita de madrugada as cabças de vlho subindo nuvens como ccabeça de velhos prometendo chuva é agua muita como dizia o hiomem que passva de bicilcleta na bocvaa da noite indo na direção da casa da amante.
Toda segunda feira acende uma vela, habito antigo que erdou da avó. Um eclipse solar e a seca do quinze reforçaram o costume, armaram o oratório em cima da mesa da cozinha, com são Francisco e padre cicero juntos cercados por um terço feito com grandes contas de madeira copradas no canidé, essa avó dizia quando criança ouvir a banda de musica dos anjos a tocarem pelo ceu, ela o apresentou as almas, treze no total, agora é a vez dele deixar a devoção viva. Uma npoite não rezou e as almas cutucaram ele, era assim acontecia coisas, ouvia vozes se não fizesse aqquilo, mass as almas parecim nem se iportar se ele namorava mulher casada ou sendeira como gostava de dizer foi casdado duas vezes mas namorou muito e se amiigou muitas vezes,, com mulheres mais cvelhas sua queda e com mulheres negras.
Teve que tomar a dianteira de suua vida indo trabalhar em uma fabrica de carvão, pegou peso rasgou a tiagem e pegou uma ernia, lembrou quando criança brincando de caavlo com talos de carnaúba quando machucou os oss ovos junto com seu irmão. E agora iria pra faca pela primeira vez na capital, medicina mais avançada a julgar pelo tamanho da cicattrizz que ficou de lembrança daquela época quase três palmo. Maas de mediadas ele entendia já que sabia contar as léguas na direção do riio surubim, se orientar pelos fios da COEBI,quando enlouqueceu no caminho das coivaras na casa de dona cainda mulher cendeira e coroa sua amante por uns tempos, voltou pra casa, ainda bem que a vissaseem o botou praa correr na direção da casa fosse nos outros tempos como naquela vez no maranhão que os espiritod o botaram pra morrer no mato e o cumpadi zomia foi buscar ele no exilio estadual tinha corrido ate chegar em uma fazenda e ser acolhido pela famila e principalmente pela dona da casa que deitou remeidoio naas feridas e arrancou o toco no qual ele tinha estrepado o pe uma dor danada,infeliz.
Mas não era culpa sua fo criado como deus cria batata no tabuleiro, solto, brincando nos arredores do cabaré, sib as ma infulencia, bebendo caçhaça e fumando ainda com 112 anios para aguentr o frio, parece que o aguadente sempre o acompanhou assimo como a tristeza e aalefgria, sempre teve medo pra não pegar macumba mas sabe como é o mundo cheio de encruzilhadas as vezes a gente pega seem querer. E vida ficou assim cheiaa de aalltos e baixo cheia de nos pelas costa ate mesmo as mulheres que arrumavaa botavam xixi no compo de cahhcçaça sabe se laa deus ou o diabo porque ele disse que era vivo com essas coisas mas a julgar pelas loucuras da vida alguma coisa deve ter passado desspercepida entre um quarteirão e outro entre uma cendeiraa e outra.
A dose sempre o acompanhou na alegria e naa tristeza e naa hora de esquentar o frio nna falta de costela pois existe variedasdess do frio da vida e ele deve ter sentido todos eles. S pegava um corte em briga de facão era so deramar o santo remédio na cicatriz e continuar  a briga ou a diversão ou sera que não era a mesma coisa ?
Em algum lugar do passado ele ta chorndo muito longe de casa fazendo tijolos em uma olaria com medo de ser morto  por golpes de facão de bebodores são seis horas da tarde e ele não tem ideia do futuro come tanto que o dono da olaria llhe chama de cavalo mas por alguma razão protege ele doss mais velhos além do mais é o único que conhece rudimentos de aritimetica e sabe eescrver por isso podde iri na cassa do senhor bispo pegar o pagamento dos peão que fazem fila quando ele chega, ele sabe que nada pode da errado ou nõaa sobrevivera ao dia seguinte as noites sempre cheiram a caçhaça e aquele metal frio que pode empanr alguém ou abrir uma brecha.
Ele matou um cachorro doido enforcado.....continuar daqui
Matou cachorro enforcado que tava doiddo ninguem mais teve coragem de enconstar cachorro preso dentro de banheiro fossa no quntial todo mundo atrepado nos muross nas casas e arvores cachorro saaltou dizendo ele mas deus pos a garganta do cachorro ben nas suas mãsos assi como tinha entregado io gigante paara,,  davi, dai em diante não largou maais o cachoro ficou estrebuchando dibaixo dele mordentdo suas mãoes atee que cagou  e morreu, teve que tomar enjeeção na farmaacia do chico monte depoiss seguiu pra casa da amante, aparebtemente nãao sentiu mnada dizendo  ele com a carnadura boa que tinha mas todaa luua cheia ficava aguniado do juizo.
tinha ssido  mordido tres vees tess vezes correra doido no mmaraanhao na strada de coivaras e por dentro de umas macambiras quem visse não acreditavaa que era ele todo ssujo de sangue entrando pela portaa da cozzinha e assombraando a mãe.depois de casado a coisa ainda o perseguia como naquelaa vez na quinta do chico cazzuza no meio da plantação de arroz agua pelo joelho perto da lagoa, mas aprenddeu a sse ddefendder com as oraçõess ue fazia graaças a deuss, amulheeer gritou na cerca com os filhos trazzendo o almoço, comeu no meio do terreno arrendado e foi  so o pingo da mei dia e pingo do suor do rosto qque foi lhe curando as poucos pois tinha dia que nem trabalhava ficava dde camaa todo embrulahdo dos pes aa cabeça com vela naa mão sentindo ffrio er rezando pra poder melhoraar.
nunca fizera pacto com ninguem aparentemente ram as almas que o tinham ecolhido, embor gostaasse tambem de nosssa senhora do monte serrraat foi ela uem o fez aapagar um fogo uma vez na casa daa vizinha, milagre. o fogo paraou reente no terreitro bem onde ele tinha passado rezzando fazendo um vaiante esspiritual com a ooraaçaõ na mão em um pael veljho e aamarrotado. teve festa na cassa desa senhoraa uma vez a filha ia casa e não tinha banquete paaa os convidados ele tinha caçaado tejo no mato e ddeu tu dim pra ela pobizzinhaa  tava com vergonha sem nada pra ofeecer os conviado ja tavam pra rua pro casamnetoo e qquanto cgegaasssem ? ia comer o quer ? a  festa foi boa todo mundo comeu frito de caça do mato e sairão  felizz.
A dona da casa uma vez baixou spirito e o pai que tirou ja sabia ele proprio o que a jente sentia na ocasião acendeu vela que nem na quel vez com o joão cinzino na casa de palha eu fiquei olhando pela janela ele atenderr vairia pesssoas todas requerondo as almas pra resolver pobemas conjugais situações de corpo fechado e animai desaparecidoe e engasgaddos, quando o filho se engasgou com espinho de peixe ele rezou homem bom mulher má esteiraa veia pra dormir e peixe podre pra siar estoria antigas do arco da velha oou  do tempo que jesus andava na tera com são pedro de acordo com a teelogia popular do cabloco sertanejo.
sempre ecorria a ooraaçoes ja tinha ouvido gagalhadas estranhas debaixo da reede, ventanias que caregam macumbeeiros e luzes nos troncos da arvores, sem falar naas mçaaos que  apertam gargntas quando a chma da lamparina se extinguee e o ferreiro da maldição ecoa pelo céeu. tinha eescapado nese mundo estranho de uma emboscada ezeando pra cair temporal e caiu e ele fuiu n chuva que desabou no maranhão.
sempre foi esperto mesmo depois da vida ficaar mais calma e botaar comercio tentaram maatar ele pedindo uma dose  pra jogar cachaça nos olhos delels pra furar ele de facão mais ele tava esperto e consegui surprender os vagabundos na frente do balcão, ficou conhecido como seu luis o reador segundo a opinião de uma velhinha com reuatismo nas pernas que ja tinha traiddo o marido tres vezess segundo o macumbeiro famosos.
ninguem pegava ele ateeição um policial tentou e beijou o chõ por cima de uns sacos de açucar por ter tentado tirar o facão dele ficarm amigoss depois diso e passarm a beberem cachçaça juntos , bebia ate com um migo dele que sabia que sua mulhr tinha ficado co ele no carnaval da piçara em teresina. bebeu tando nesse dia que se apartou doss a amigos nem sabe como chegou em casa  contando pelo caminho as calcinhas que encontrava pelo chão.
de vez enquato contava para mim os filmes que via no cinema tambores de chamaxu e os tambores distandes escrver seu nome a bala e o mostro da lagoa gama via no cine rex bons tempos aquele que namorava na praaça onsertva a bombaa da fabrica de sabão dentro do poço e voltava pra casa pra leevar a mulher naa loja e coprar veistido pra ela com a hora extra que tinha ganho aregando os filhoss n bicilcleta uma na garupa outro novarão

Comentários

Postagens mais visitadas